Afinal, é preciso ter um cuidado especial com a alimentação das vacas de cria no período da seca?
Em grande parte dos municípios do Brasil, o período da seca, que compreende os meses de junho a setembro, é caracterizado por uma diminuição substancial no volume de chuvas, acarretando em uma piora na qualidade do pasto. Em algumas regiões, esse período também é marcado por uma queda na temperatura, outro fator que contribui para a piora na qualidade da pastagem.
Com as oscilações do mercado, é essencial que os produtores adotem estratégias pensando a longo prazo e que minimizem danos.
O período de estiagem exige maior atenção do produtor para evitar o comprometimento dos resultados no curto e médio prazo, como por exemplo, atraso no planejamento de abates, ou diminuição de prenhezes de matrizes.
Quando iniciar a suplementação de vacas de cria?
Dentro do planejamento estipulado, em seu sistema de cria, é preciso avaliar a suplementação. Antes de iniciar a suplementação das vacas é imprescindível que um profissional faça uma avaliação do escore corporal. Somente a assistência técnica especializada é capaz de orientar a formulação e a quantidade do suplemento que deverão ser fornecidas de acordo com a quantidade e a qualidade da forragem disponível.
A suplementação na época de seca do ano é fundamental para as matrizes, pois ela irá proporcionar um bom escore corporal da vaca no parto, fator fundamental para produção leite após o parto e aumentar a taxa de prenhez.
As suplementações indicadas são proteinados, para categorias prioritárias, como vacas de primeira cria, quando elas apresentam uma condição corporal baixa; e ureados, para aquelas que não se encaixam nessa categoria prioritária.
Quais os benefícios de suplementar as vacas?
O ponto principal no planejamento da produção de vacas de cria no período da seca, é fazer os animais atingirem e manterem o peso para que, ao chegar o momento de parir, elas estejam com um bom escore corporal.
Entre os benefícios da suplementação no período da seca, podemos destacar:
- Fortalecimento e bom crescimento fetal para as vacas prenhas;
- Manter o escore corporal;
- Aumentar a produção de leite e a qualidade do colostro pós-parto;
- Melhora na qualidade de saúde dos bezerros;
- Aumento da taxa de fertilidade e prenhez pós-parto.
É essencial pensar na produção pecuária como um ciclo longo. Deste modo, todas as ações executadas hoje irão impactar a sua produtividade ao longo dos anos. A Libra possui uma equipe técnica especializada para auxiliar na definição da melhor estratégia nutricional para seu rebanho de cria. Entre em contato conosco e veja como podemos auxiliar você.